Regulamento

1 – INFORMAÇÃO TÉCNICA

1.1 ORGANIZAÇÃO

A Lisbon Eco Marathon é organizada pela Podium e pela Sportscience, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

1.2 – DATA/HORÁRIO

Data e hora de início:

A Lisbon Eco Marathon realiza-se no dia 6 de Maio de 2018;

A Maratona (42, 195 km) tem início às 8h30m com partida e chegada na Alameda Cardeal Cerejeira, Parque Eduardo VII.

A Meia Maratona (21,1 Km) tem início às 9h30m com partida e chegada na Alameda Cardeal Cerejeira, Parque Eduardo VII.

A Mini Maratona (12 Km) tem início às 10h com partida e chegada na Alameda Cardeal Cerejeira, Parque Eduardo VII.

Duração:

A prova terá uma duração máxima de 6 horas, considerando o horário de partida da Maratona, ou seja 15h15m. Após este período de tempo, será restabelecida a circulação automóvel e todo o percurso.

1.3 – PERCURSOS

Os percursos das duas provas de maior distancia, Maratona e Meia Maratona, serão os abaixo descritos, os que foram realizados na edição de 2016, podendo sofrer pequenas alterações.

A Maratona (42,195 Km) realiza o seguinte percurso:

Alameda Cardeal Cerejeira => Ciclovia para Parque do Calhau => Av. 24 de Janeiro (até cruzamento) => Estrada do Barcal (ida e volta) => Av. 24 de Janeiro (subida até prisão) => Av. Ten. Martins => Ciclovia Est. da Bela Vista => Est. Serafina => Est. Barcal => Trail Mata S. Dom. Benfica => Trail Serafina => Parque das Pedras => Estrada da Serafina => Pista da Pimenteira => Av. Ten. Martins => Trail Ten. Martins => Rotunda das Oliveiras => Rotunda Alvito-Penedo => Percurso Trail (até Casa dos Animais) => Est. Pimenteira => Est. Alvito => Portão 2, Tapada da Ajuda => Circuito Tapada Ajuda => Trail Keil do Amaral => Rotunda Alvito-Penedo => Parque do Penedo => Montes Claros => Est. Outeiro => Trail Montes Claros => Est. Outeiro => Trail Outeiro => Rotunda Pina Manique => Ciclovia (direção Serafina/Campolide) => Alameda Cardeal Cerejeira (Meta)

A Meia Maratona (21,1 Km) realiza o seguinte percurso:

Alameda Cardeal Cerejeira => Ciclovia para Parque do Calhau => Av. 24 de Janeiro (até sinal "trânsito proibido") => Trail Serafina => Parque das Pedras => Estrada da Serafina => Pista da Pimenteira => Av. Ten. Martins => Trail Ten. Martins => Rotunda das Oliveiras => Rotunda Alvito-Penedo => Parque do Penedo => Montes Claros => Est. Outeiro => Trail Montes Claros => Est. Outeiro => Trail Outeiro => Rotunda Pina Manique => Ciclovia (direção Serafina/Campolide) => Alameda Cardeal Cerejeira (Meta)

A Mini Maratona, terá um ajustamento do percurso feito em 2017, aumentando o percurso em zonas verdes, sendo que a  distancia será semelhante ao do ano de 2017 (12 Km). 

O percurso definitivo será divulgado no ultimo trimestre de 2017.

1.4 – ABASTECIMENTOS

A ecologia é um dos temas do evento, pelo que não é permitido o transporte de embalagens não reutilizáveis.

Qualquer participante que deite qualquer embalagem ou outro produto para o chão será desclassificado automaticamente.

A organização irá disponibilizar os seguintes pontos de reabastecimento:

Maratona (42 Km):

Km: 7 (PA-1)

Km:12 (PA-2)

Km 16 (PA-3)

Km: 23 (PA-4)

Km:28 (PA-5)

Km:31 (PA-6)

Km: 37 (PA-7)

Km: 42.2( Chegada)

Meia Maratona (21 km):

Km: 5 (PA-3)

Km: 10 (PA-6)

Km: 16 (PA-7)

Km: 21(Chegada)

Mini Maratona (12 Km):

A anunciar no ultimo trimestre de 2017.

1.5 – RECOLHA DE EQUIPAMENTOS

A organização assegura a guarda dos “pertences” dos atletas, devendo estes zelar pelo bom acondicionamento e fecho dos mesmos, de forma a evitar perda de objectos e/ou valores, situação pela qual a organização não se responsabiliza. 

1.6 – SEGURANÇA E ASSISTÊNCIA MÉDICA

A organização disponibiliza apoio médico a todos os atletas participantes com ambulâncias de pronto atendimento durante o percurso e na partida / Chegada.

Caso haja necessidade de continuidade do atendimento médico de emergência, este será efectuado no serviço nacional de saúde, sob responsabilidade do mesmo.

A organização, em colaboração com as entidades policiais, condicionará o trânsito durante a realização da prova, não se responsabilizando, no entanto, por quaisquer acidentes ou danos provocados a terceiros pelos participantes.

1.7 – ESCALÕES:

Serão atribuídas classificações nos seguintes escalões:

Masculinos: SEN, M40, M45, M50, M55 e M60

Femininos: SEN, F40, F50

Sempre que a organização o solicitar, os atletas deverão apresentar um documento de identificação (B.I.), ou outro documento oficial), sob pena de não lhe(s) ser(em) atribuído(s) o(s) respetivo(s) prémio(s).

1.8 CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

 A participação está aberta a todos os interessados, sem distinção de nacionalidade ou sexo, desde que se encontrem devidamente inscritos, de acordo com o presente regulamento.

A responsabilidade da organização em termos de seguro termina no momento em que for encerrada a cronometragem oficial do evento. (ver ponto “2.4 Seguro” deste regulamento).

Não será permitida a participação com meios auxiliares de locomoção, designadamente bicicleta, skate, patins ou cadeira de rodas, com acompanhamento de animais ou carrinhos de bebés.

É igualmente proibido acompanhar os participantes durante o percurso com qualquer tipo de veículo, motorizado ou não.

2 – INSCRIÇÕES:

2.1 TIPO E PREÇO DE INSCRIÇÕES

As inscrições são feitas exclusivamente no site oficial da prova www.maratonadelisboa.pt.

Os prazos e valores associados são os seguintes:

Prova De   01.11.2017 01.03.2018 16.04.2018 01.05.2018
Até 31.10.2017 28.02.2018 15.04.2018 30.04.2018 03.05.2018
42Km   30,00€ 40,00€ 45,00€ 50,00€ 70,00€
21Km   15,00€ 21,00€ 25,00€ 30,00€ 50,00€
12Km   10,00€ 12,00€ 15,00€ 20,00€ 30,00€

Por um valor adicional de 18,50€ e apenas até dia 15 de Abril de 2018, os atletas têm a opção de seleccionar a opção "Premium", que dará direito aos seguintes serviços:
- Envio de dorsais por transportadora (implica que seja indicada uma morada onde a encomenda possa ser entregue pessoalmente):
- Almoço;
- Massagem VIP;

2.2 ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES:

As inscrições encerram no dia 3 de Maio de 2018.

2.4 – KIT DE PARTICIPAÇÃO:

Composição:

O kit de participação do atleta é composto por uma camisola técnica alusiva à prova e uma folha de papel “tyvek” em formato A4, na qual constam as instruções de colocação do chip e do qual terá ser destacado o dorsal, a etiqueta de bagagem e o próprio chip.

Os tamanhos disponíveis para a t -shirt  técnica são os seguintes: S, M, L e XL.. Os tamanhos serão distribuídos de acordo com os pedidos efectuados no momento de inscrição.

Os Kits de participação poderão ser levantados durante os dias 4 e 5 de Maio (entre as 12 horas e as 18 horas), em tenda identificada para o efeito colocada junto à Bandeira Nacional na Alameda Cardeal Cerejeira (Alto do Parque Eduardo VII).

Existe a possibilidade de receber o Kit de Participação em morada indicada para o efeito no momento da inscrição. Este serviço, juntamente com almoço  (pasta party / churrasco) e massagem tem um custo de 18,50 €. A venda do mesmo é também feita em exclusivo no site acima referido.

Utilização:

A t-shirt fornecida antes da prova é de uso obrigatório a todos os participantes. Em casos justificados, com prévia autorização da organização, os participantes poderão utilizar outros equipamentos que deverão ser de cor reflectora.

A utilização do dorsal e chip oficiais da prova é obrigatória para todos os participantes.

O dorsal fornecido deverá ser colocado no peito, de forma visível.

O dorsal e o chip estão codificados para cada participante, sendo a sua utilização pessoal e intransmissível. 

A leitura do chip só ocorrerá se este for colocado na sapatilha de forma segura, sem o vincar.

A organização não se responsabiliza pela falha de apresentação de resultados resultante do manuseio negligente, má colocação e/ou deterioração do chip.

A etiqueta de bagagem deverá ser colocada, de forma visível, no saco/mochila.

2.5 – SEGUROS

Todos os atletas participantes, inscritos de acordo com o procedimento descrito no presente regulamento beneficiam de um seguro de cobertura de acidentes pessoais que ocorram durante o evento.

A responsabilidade da organização em termos de seguro termina no momento em que for encerrada a cronometragem oficial do evento.

2.6 – DIREITOS DE IMAGEM

O atleta, ao efectivar a sua inscrição, aceita ceder, de forma gratuita e incondicional, à Organização e seus associados neste evento os direitos de utilização da sua imagem tal como captada nas filmagens e/ou registos fotográficos que terão lugar durante a prova, autorizando a sua reprodução em peças comunicacionais de apoio.

3 – CLASSIFICAÇÕES

Nas 24 horas seguintes ao final da prova será publicada a classificação por escalão. Estas classificações servirão apenas para posicionar os atletas dentro do seu escalão, de acordo com o tempo efectuado, não sendo utilizada para atribuição de prémios.

Para efeito da classificação por escalão será contabilizado o tempo de chip, ou seja, o tempo que o atleta demorar desde que cruza a linha de partida até ao momento em que chega à meta.

A classificação para efeitos de entrega de prémios terá por base a ordem de chegada dos primeiros atletas, masculinos e femininos, independentemente do horário de partida destes.

4 – PRÉMIOS

Todos os participantes que concluírem as provas receberão uma medalha exclusiva do evento, e poderão fazer o download do diploma de participação no site oficial da prova.

Serão atribuídos prémios aos 3 primeiros classificados das três provas em cerimónia Protocolar .

5- CASOS OMISSOS

Todos os casos omissos neste Regulamento são resolvidos pela organização e em conformidade com o Regulamento Internacional de Atletismo Amador

6 – CONTACTOS

Website oficial – www.maratonadelisboa.pt